top of page

Tratamento Psicológico

Como Funciona e para Quem é Indicado?

Descubra como o tratamento psicológico pode ajudar a superar os problemas emocionais e comportamentais. Encontre apoio e acolhimento com um assessor especializado.

Psicoterapia

Psicoterapia é um processo de autoconhecimento, onde, através do diálogo, técnicas e recursos da psicologia é criado um espaço para o crescimento pessoal e para a resolução de conflitos.

Através do contato entre o psicólogo e o cliente, é criada uma percepção acerca do momento de vida que a pessoa está passando e das possíveis causas para seu desconforto/sofrimento/sintomas/dificuldades.

Ao longo das sessões vamos aprofundando a compreensão acerca de seus comportamentos, sentimentos, pensamentos, da forma com que se relaciona com as outras pessoas, com seu trabalho, com as escolhas que fez, e, vamos acompanhando o processo de transformação que a pessoa necessita realizar. Assim penetramos na história pessoal, no significado e tratamento dos sintomas e sofrimento que a pessoa está carregando.

Neste processo vamos liberando tudo aquilo que bloqueia ou dificulta sua busca em viver de forma mais feliz, mais saudável e mais  produtiva. Conhecendo-se e entendendo melhor suas características individuais, limites e potencialidades a pessoa pode desenvolver novas formas de viver, se relacionar e se realizar.

Terapia Breve
Terapia Breve Focal

Atualmente é bem frequente, nos consultórios de psicologia, que as pessoas busquem psicoterapia, movidas por um profundo sentimento de desconforto pessoal, mas se preocupem com a quantidade de tempo e dinheiro que possam estar envolvidas no processo.  Pessoas com dificuldades específicas, questões abertas, mau resolvidas, traumas, dificuldades de relacionamento, buscam uma solução rápida para aliviar suas dificuldades. 
Isso tudo, junto à crescente velocidade envolvida na vida moderna, tornam as técnicas psicoterápicas focais, com tempo abreviado, uma alternativa viável. Se trata de um formato de terapia mais objetivo no tratamento destas questões específicas, que surge como opção para atender necessidades mais imediatas do cliente. Pode ser também encarado como um processo de apoio e atendimento de emergência em situações de crises, mas não se restringe à esse tipo de situação. 
Dentre os inúmeros quadros e problemas que se pode tratar com psicoterapia breve, podemos destacar:

- Tratamento de medos;
- Controle da dor;
- Alívio pós-traumático.
- Controle de hábitos;
- Tratamento de estresse;
- Lidar com diagnósticos;
- Aumento da confiança;
- Depressão;
- Problemas interpessoais;
- Ansiedade;
- Baixa autoestima;
- Dependência emocional.

A psicoterapia breve se caracteriza por trazer um enquadre, tempo e objetivos específicos. Ao fim do processo, psicólogo e cliente avaliarão os avanços alcançados e discutirão a necessidade de estender o tratamento por mais algumas sessões, e ou se o que foi trabalhado já é o suficiente.  

EMDR

Eye Movement Desensitization and Reprocessing

Tratamento de experiências traumáticas por meio de estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais.

O que é EMDR?

EMDR é um modelo psicoterapêutico, reconhecido e recomendado pela American Psychiatric Association, cuja sigla significa: Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares. É um método ágil e eficaz porque, através de estimulação bilateral (auditiva, tátil ou visual) permite o reprocessamento de lembranças difíceis e dolorosas através da integração do conteúdo neuronal em diferentes hemisférios cerebrais.  

Além de quadros resultantes de excesso de ansiedade, fobias, síndrome de pânico, depressões, doenças psicossomáticas, disfunções sexuais, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), temos obtido resultados promissores com doenças psicossomáticas e aprimoramento de desempenho futuro. 

Quais os sinais que indicam que pode haver trauma?

 

Um dos sinais mais evidentes é a dificuldade de deixar pra trás uma experiência que teve um impacto emocional, por exemplo: se recorda do incidente frequentemente, se perturba a cada vez que se lembra do ocorrido, passa a evitar as pessoas, lugares ou situações semelhantes ao evento perturbador. O assunto reluta em virar passado.

Outros indicadores:

Reviver frequentemente uma situação difícil não superada por meio de pesadelos e/ou lembranças involuntárias.

Reações desproporcionais diante de pequenas coisas que lembrem o evento, tais como choro fácil.

Incapacidade de lembrar coisas importantes a respeito do evento.

Distanciamento emocional e social de pessoas importantes para si.

Perturbações do sono: dificuldade em adormecer, acorda diversas vezes durante a noite, etc.

Irritabilidade, explosões de fúria, dificuldade de concentração.

Sobressaltos diante de pequenos estímulos.

Aparecimento de sintomas físicos ou doenças de fundo emocional.

Sensação de incapacidade de desenvolver uma área da sua vida, por exemplo, a área afetiva, social ou profissional. 

 

O que acontece com a memória nesse tipo de situação?

Resumidamente, é como se a memória traumática ficasse congelada no cérebro. Pelo impacto emocional sofrido, a experiência não é assimilada e deixada pra trás como tantas outras que vivenciamos, permanecendo perturbadora. Estudos realizados sugerem que a experiência traumática é tão forte que altera o funcionamento cerebral, podendo gerar um estresse crônico na pessoa afetada.

 

Como funciona o EMDR?

O EMDR auxilia a reprocessar os medos, fobias, culpas e ansiedades vinculadas às lembranças difíceis que mantem as pessoas presas ao seu passado. Isso se dá de forma mais acelerada do que em psicoterapias exclusivamente verbais, pois atua diretamente no cérebro, através da integração da informação.Em pouco tempo, o indivíduo tem a sensação de maior distanciamento da perturbação que o aflige. Espontaneamente começa a reavaliar a experiência a partir de uma perspectiva mais otimista e assim organiza-se melhor, passa a desfazer-se de sentimentos de culpa inadequados, consegue planejar um futuro melhor e se permitir desejar coisas boas para si.

bottom of page